Ancestralidade, praticidade e proteção para os cabelos: tranças box braids

As tranças box braids são um penteado que usa o cabelo natural trançado com outras mechas de material geralmente sintético. Os materiais mais comuns para se fazer box braids são: jumbo, lã e kanekalon, sendo esse o mais pesado e dispendioso. Mas se forem feitas com bons profissionais os resultados são incríveis independente do material utilizado.

As tranças são um penteado por si só, mas também permitem que vários outros penteados sejam feitos com elas, ou seja, super versáteis! Para as pessoas um pouco mais ousadas é possível escolher mechas coloridas para trançar, o que lhes dá um visual ainda mais estiloso.

Foto: Unsplash

Além de serem esteticamente muito bonitas as braids tem a função de também proteger os fios naturais do cabelo durante seu crescimento, dando um aspecto de cabelos longos. São uma opção de penteado cada vez mais adotada por quem está passando pela transição capilar.

As box braids tem origem africana e são muito características da cultura afro contemporânea tornando-se um símbolo de orgulho étnico, estético e resistência, muitas vezes são associadas à cultura rastafari, embora não seja a alusão mais apropriada. Apesar de serem símbolo da cultura afro, o penteado chama a atenção de representantes de diferentes etnias que acabam por adotá-las em seus cabelos.

Os cuidados na lavagem são bem simples: xampu na raiz dos cabelos. É melhor evitar o uso de cremes e condicionadores para não haver resíduos nas tranças ou acabar desfazendo-as. A secagem completa dos cabelos é muito importante também, dormir com o cabelo molhado pode gerar fungos prejudicando a saúde do couro cabeludo. Ainda sobre a hora de dormir, uma boa dica para manter as box braids bem alinhadas e sem frizz é usar toucas de cetim ou seda para dormir, isto evita o atrito dos fios com o travesseiro, sendo assim não cria a famosa eletricidade estática, responsável pelo frizz.

Braids significa trança e box significa caixa. Se dá esse nome ao de penteado pela maneira que o cabelo é dividido para fazê-lo: em mechas que formam “quadrados” no couro cabeludo que lembram caixas. De cada “caixa” se faz uma trança. Daí o nome “box braids”. O tempo médio que as tranças duram é três meses, mas é importante respeitar o período que cada profissional indica para a manutenção e reaplicação.

A feitura pode ser demorada a depender do comprimento escolhido, podendo levar de seis a oito horas. Mas o real segredo para que os resultados sejam realmente incríveis e bonitos é a escolha do profissional certo para fazer as tranças. Se o profissional não souber realizar o procedimento pode acabar tensionando demais as tranças, o que com o tempo leva à queda dos cabelos naturais, por exemplo.

Aqui no Texugo temos profissionais qualificados para fazer as suas box braids. Marca um horário com a gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *