Como cuidar do cabelo crespo?

Depois da era da chapinha, os cabelos crespos e cacheados vem ganhando destaque. O cabelo natural é o novo queridinho do momento e ainda bem que essa moda pegou. Mas você sabe como cuidar do cabelo crespo? É importante ressaltar que cada cabelo é único e o ideal é procurar um salão, com profissionais capacitados, para analisar os fios com um olhar clínico. Essa é a primeira dica e mais importante. É esse profissional que vai dizer o estado dos seus fios e vai indicar produtos para reparar, restaurar, dar força ou ajudar na finalização do seu cabelo – levando em conta os pontos forte e fracos de cada fio. 

Os fios crespos possuem muita potência e agora são tendência entre as brasileiras. (Imagem: Texugo e Cia)

Nada de escovas 

Seja forte. Mantenha distância da escova. Essa é a segunda dica de como cuidar do cabelo crespo. A definição dos cachos funcionam de forma distinta dos cabelos com progressiva e o mesmo vale para a escova. A melhor maneira de controlar e arrumar os fios crespos é dar forma a eles. Penteie o cabelo quando ele estiver molhado, isso facilita na hora de desembaraçar e ajuda na aplicação dos cremes de tratamentos. Não esqueça de conversar com o seu cabeleireiro sobre quantas vezes você deve lavar os cabelos durante a semana. 

Turma No-Poo ou Low-Poo?

Falando em lavar os cabelos, você faz parte No-Poo ou Low-Poo? Os termos representam “com nenhum shampoo” e “pouco shampoo”. A técnica propõe cuidados aos cabelos sem agressões químicas, ou seja, usando a forma mais natural possível dos cabelos e dos produtos para potencializar os efeitos nos fios. 

O fato de usar ou não shampoo, ter pouca ou muita espuma na hora de lavar o cabelo crespo, está relacionado a necessidade e tratamento individual de cada tipo de fio. Peça sempre ajuda de um profissional para entender se o seu cabelo precisa dessas técnicas. 

O seu melhor amigo tem nome: leave-in

O leave-in ou o creme de pentear sem enxágue, como é popularmente conhecido, será o seu novo amigo. Ele funciona como um ativador de cachos e ajuda a finalizar o cabelo quando ele está seco. O ideal é andar com um spray e usar o produto – indicado para cada tipo de cabelo – todas as vezes que sentir os fios ressecados, sem brilho ou ásperos. O leave-in ajuda a dar uma sobrevida ao cabelo nos momentos corridos do dia a dia. 

Como cuidar do cabelo crespo? A Hidratação é resposta

Um dos segredos para cuidar do cabelo crespo é não desistir da hidratação. O cabelo cacheado é como se fosse uma planta e as plantas precisam de sol, água, adubo, uma boa terra e cuidados. Os fios crespos também. Os nutrientes que os fios precisam são abastecidos pelas hidratações. Existem diversos tipos de tratamentos, afinal cada cabelo é único.  Para identificar a necessidade dos seus fios e não errar no tratamento, peça ajuda a um profissional especializado em cabelos afros e dê ainda mais vida ao seu cabelo crespo.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos ou deixe um comentário abaixo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *