Inverno e barba. Dá match?

A barba funciona como um excelente protetor natural contra o vento gelado dos dias mais frios do inverno. Mas, assim como os fios de cabelo, os fios da barba também necessitam de uma atenção diferenciada no clima frio. As baixas temperaturas associadas ao uso dos mesmos produtos utilizados no verão, podem fazer com que a barba fique ressecada, com pontas duplas e espetando.

É importante usar produtos específicos para a barba, pois xampus convencionais para o cabelo podem retirar a oleosidade natural dos fios. E mesmo que seja um produto específico para a barba, nem sempre aquele que faz mais espuma é o mais indicado. Geralmente produtos que fazem espuma são os que mais ressecam. Prefira xampus para a barba sem sulfato. E invista num bom condicionador também. Sem esquecer de usar um óleo de hidratação nos fios mais longos.

A barba funciona como um excelente protetor natural contra o vento gelado dos dias mais frios do inverno. (Foto: Austin J. Best/Pexels)

Uma boa dica é pentear a barba com pentes de madeira. O hábito já incorporado por muitas pessoas no cuidado com o cabelo também serve para a barba. Afinal, a madeira evita o friz que levanta os fios deixando-os com aparência desgrenhada.

Há também quem reclame que no inverno aumenta a coceira na barba. Isso acontece devido ao uso de água mais quente, sujeira e ao acúmulo de pele morta na barba e na pele debaixo dela. Nesse caso para evitar a coceira é indicado usar um esfoliante que atua retirando este acúmulo de pele morta. Secar muito bem a barba também ajuda a evitar a coceira. Isto porque a umidade nos fios pode causar fungos e outras dermatites. Se sua barba for longa e a melhor opção for secar com o secador, é melhor usar a temperatura mais baixa do aparelho e sempre proteger os fios com um balm antes da secagem.

Há um consenso de que no inverno se ingere menos água. Com isso o corpo dispõe de menos líquido para suas funções primordiais. E já que o corpo humano é extremamente inteligente, funções menos importantes para ele como pele, unhas e cabelos, incluindo a barba, passam a receber menos hidratação em relação a órgãos vitais. Ou seja, essas áreas cujas funções o corpo considera supérfluas ficam mais ressecadas, quebradiças e opacas. Tomar muita água também ajuda a sua barba a ficar com um aspecto bonito e saudável na época mais fria do ano.

Quando as temperaturas caem, é muito comum os homens rasparem a barba por completo porque elas ficam com uma aparência desalinhada devido à quebra e ressecamento. Mas é perfeitamente possível cuidar da amada barba com essas dicas de maneira que não seja necessário retirá-la por completo.

Entre em contato conosco para conhecer o nosso serviço de barbearia e agende o seu horário.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *